sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROJETO O CAMINHO DA PAZ

APRESENTAÇÃO

O Projeto "O Caminho da Paz" é uma elaboração dos gestores escolares da Escola Municipal Irene Szukala que atuará com a missão de ‘Desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência da Educação Infantil ao Ensino Fundamental ‘, promovendo ações de caráter educativo e preventivo na escola. Espera-se contribuir diariamente na busca de relações mais pacíficas que possam repercutir na comunidade.


"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho".
Gandhi



JUSTIFICATIVA

Tendo e vista os problemas ocasionados pela indisciplina e violência no mundo em que vivemos, até mesmo no ambiente escolar; a escola por meio de seus colaboradores, por perceberem a necessidade de atitudes pacíficas e pacificadoras por parte da comunidade escolar, criou o Projeto “ O Caminho da Paz” como busca à soluções a conflitos gerados por tal indisciplina, uma vez que se torna violência.
Com tal projeto, há de se perceber a importância da participação da família; sendo assim, contribuirá para a prevenção de atos indisciplinares que prejudicam a aprendizagem do educando. Ele vai ao encontro às necessidades da comunidade escolar, tornando possível a paz e a tranqüilidade dos membros que compõe essa Instituição de Ensino, levando em consideração que o aluno precisa dar continuidade a sua vida e adquirir postura adequada perante a sociedade que faz parte.


OBJETIVOS

Geral:
“Desenvolver e fortalecer ações e atitudes pacificadoras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental” visando o comportamento de respeito a si e os outros.”

Específico:
Tornar a educação para a não-violência uma das prioridades na escola;

Capacitar os profissionais da escola e pais para trabalharem os valores de não-violência junto às crianças, adolescentes e jovens;

Oportunizar que crianças, adolescentes e jovens sejam protagonistas no processo de fortalecimento das ações e atitudes pacíficas e pacificadoras.

Promover a discussão e a reflexão na comunidade sobre a indisciplina e violência na escola.

Meta
· Elevar 70% a participação dos pais inclusive nas orientações individuais e em grupo.
· Envolver toda comunidade no cumprimento do Regimento Escolar.
· Diminuir 75% a indisciplina e a violência.
· Integrar todos os segmentos da escola no plano de ação.
· Sensibilizar e garantir em 70% a participação dos professores na execução das ações definidas em grupo.
· “Ser referência na comunidade e multiplicador de metodologias eficazes para fortalecer a cultura da não-violência na escola".



PÚBLICO ALVO

Reconhecendo o ambiente escolar como um espaço privilegiado para o fomento de uma cultura de paz, o Projeto O Caminho da Paz irá investir seus esforços em compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária. O projeto irá trabalhar na busca de soluções para a condução dos conflitos geradores de agressões e atos de violência, juntamente, com os membros da comunidade escolar (funcionários, alunos e pais) e comunidade local (moradores e lideranças comunitárias).


Ações :
· Investir na melhoria da relação professor-aluno e aluno - aluno;
· Questionar premissas relacionadas a práticas educativas tradicionais, buscando modelos mais eficazes.
· Priorizar a formação continuada de educadores como agentes multiplicadores;
· Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos;
· Sensibilizar comunidade sobre a importância da participação da família na vida escolar dos filhos e da colaboração para o enfretamento dos conflitos decorrentes das indisciplina na escola.


Estratégias :
· Realização de Palestras que tratem sobre a não-violência e a disciplina.
· Abordagem do assunto “disciplina escolar” em sala de aula utilizando o Regimento Escolar.
· Elaboração de contrato pedagógico ( acordos e combinados) com os alunos.
· Apresentação de fotos da escola para que se perceba que o espaço escolar é um ambiente que exige a atitude responsável de todos.
· Reuniões com pais para discussão sobre a formação das crianças e adolescentes.
· Reuniões para apresentar aos pais o Regimento Escolar e esclarecer os direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
· Reuniões específicas de pais para orientar e esclarecer sobre o comportamento e desempenho das turmas com levantamento das dúvidas e sugestões para escola e para a turma.
· Encontros com professores para orientações em grupo ou individual.
· Exposição de cartazes com o tema abordado.
· Diante das infrações e/ou transgressões:

1º. Aplicação do Regimento Escolar – Direitos e Deveres;

2º. Encaminhamento ao Conselho Escolar;

3º. Encaminhamento a Assessoria Jurídica/Escola que Protege/DASE/SEMED;

4º. Encaminhamento a Promotoria com parecer da SEMED.

Expectativas:
· Melhoria na relação professor – aluno e aluno - aluno;
· Utilização de práticas educativas mais eficazes;
· Professores multiplicadores;
· Fortalecimento das atitudes pacíficas e pacificadoras.
· Sensibilização da comunidade sobre a importância da participação da família na vida escolar dos filhos.
· Colaboração da comunidade para o enfretamento dos conflitos decorrentes da indisciplina na escola.


INSPIRAÇÃO


O projeto se inspira na iniciativa da Organização Não Governamental Internacional, Projeto Não-Violência® , que atua com a missão de 'Desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência por intermédio das escolas' e nos líderes como Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Eles foram homens que, diante de conflitos e divergências, procuraram buscar soluções pacíficas.

Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria o acesso ao sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo que nos foi ensinado pelo tempo afora, lembraria dos erros que foram cometidos, com os sinais para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos, deixaria para você se pudesse, o respeito à aquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho, a ação. E quando tudo mais faltasse para você, eu deixaria, se pudesse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo o respeito e a força interior para encontrar a saída.”
( Mahatma Gandhi )



“ O que me preocupa não é o grito dos maus.
É o silêncio dos bons."
Martin Luther King


AVALIAÇÃO


A avaliação será contínua e processual através do acompanhamento e observação do cotidiano escolar: análise dos registros dos Serviços de Orientação Educacional e Supervisão Escolar, atuação da prática docente e discente e participação da comunidade.

2 comentários:

  1. Sou professora de Sociologia da rede pública de ensino do Estado do Pará No município de Tracuateua, parabenizo vcs pelo exclte projeto e falar-lhe que o mesmo me serviu como suporte na execução de um projeto com a mesma temática na escola onde trabalho.

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  2. Parabéns pelo excelente trabalho!

    Sja abençoada.

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