sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROJETO LER É APRENDER



APRESENTAÇÃO

O Projeto Ler é Aprender é uma elaboração dos gestores escolares da Escola Municipal Irene Szukala que atuará com a missão de “Desenvolver e fortalecer uma cultura da leitura de textos de diversas tipologias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”, promovendo ações de caráter investigativo e formador, na escola. Espera-se contribuir diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todos componentes curriculares.


JUSTIFICATIVA

Tendo em vista os resultados apresentados nas Avaliações Extenas de Desempenho Escolar realizadas pelos alunos desta escola, onde apresentaram dificuldades para ler, interpretar e produzir textos, a equipe gestora escolar elaborou este Projeto Ler é Aprender, como busca à soluções de incentivo à prática leitora, uma vez que se faz necessário uma cultura de trabalho pela melhoria do desempenho escolar diante de tais resultados por docentes e discentes.
Com tal Projeto, há de se compreender a necessidade de hábitos de leitura, superação de dificuldades de interpretação e conhecimento de diversos gêneros textuais, bem como o despertar da criatividade, imaginação e a fantasia; sendo assim, durante a socialização da prática de leitura, possibilitar momento de prazer pelo ato de ler e vivenciar experiências de aquisição de conhecimentos aprender a aprender.




OBJETIVOS GERAIS
1. Melhorar o desempenho dos alunos da Escola em relação leitura, interpretação e produção de texto, nas avaliações externas Rede Municipal de Ensino ( REME).
2. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da leitura a fim de alcançar os objetivos sociais e individuais.
3. Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras
4. Permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas como práticas sociais.
5. Incentivar o hábito de leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Proporcionar aos alunos da escola, momento de leitura, interpretação e produção de texto por meio da orientação do professor, em vários componentes curriculares no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades leitoras.
· Estimular e motivar os alunos e professores para elaboração e execução de projetos de leitura e escrita.
· Criar possibilidades de interação dos alunos e professores com leitura, através da leitura de livros e ou texto variados.
· Estimular a interpretação, a criatividade, o pensar, o diálogo.
· Favorecer o acesso do aluno aos diferentes tipos de linguagem.
· Favorecer a interação docente.
· Auxiliar o desenvolvimento da autonomia intelectual. Projeto soletrando elaborado pelo professor Aparecido.2009.

· Incentivar o uso das tecnologias: Tv-DVD; TV-vídeo;
computador; internet, rádio e outros.
· Auxiliar na compreensão da leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores.
Envolvidos: direção, equipe técnica pedagógica e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.


METODOLOGIA

· Leitura individual, em dupla e reconto para a sala;
· Utilização do espaço da biblioteca para socialização da leitura;
· Realização de encontros de professores para socialização de leitura;
· Confecção da caixa de textos para leitura em sala de aula.

. Montagem de caixas com H'Qs (Gibis)
· Reescrita dos livros e/ou textos pelos alunos;
· Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental irão ler para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
· Dramatização das histórias lidas;
· Teatro na escola;
· Roda de Leitura;
· Momento de Leitura na Escola.
· Criação do Blog da escola e da Biblioteca para divulgação do seu acervo e estímulo à leitura.
Alunos do pré-escolar na Roda da Leitura,2009.

· Elaboração do cronograma do momento de leitura na escola ( Dia de Leitura) semanal.



DESENVOLVIMENTO
* Os professores serão incentivados a criar projetos de leitura e escrita no atendimento à sua turma.Deverão incentivar os alunos sobre a importância do hábito de ler e escrever para a prática social.

*Toda semana, conforme cronograma, deverá ocorrer o Momento da Leitura na Escola. Tantos os alunos e professores deverão ler um livro em sala de aula, pelo simples prazer de ler.
*Os momentos de leitura poderão ocorrer em dupla e feito o reconto para os demais colegas, na biblioteca ou em sala bem como a produção de texto baseado no livro que foi lido pelo aluno.
*Os alunos dos anos finais acompanhados pelos professores de Língua Portuguesa, durante as aulas irão realizar leitura para os alunos dos anos iniciais, ou acompanharão a leitura dos pequenos para observar o nível de interpretação e ajudar a superar as dificuldades com palavras desconhecidas.
*Os alunos deverão vivenciar as histórias através de dramatização, para desenvolver a oralidade, trabalhar valores e atitudes.
*Os professores, alunos e equipe técnica pedagógica, poderão realizar teatro como forma

de emocionar as crianças e trabalhar o mundo da fantasia, criando o gosto pela leitura. Alunos dos anos finais lendo com o colega dos anos inicias,2009.


*Os professores socializarão nos encontros de professores a leitura de livros lidos.
*Deverão ser confeccionados cartazes de divulgação de livros e textos lidos por alunos ou professores.
*Serão postadas produções de alunos e professores no Blog da escola.
*Serão postados os registros (fotos e/ou textos) das atividades e projetos desenvolvidos no Blog da escola e da Biblioteca.



RECURSOS
· Livros de Histórias
· Biblioteca
· Filmes
· TV- vídeo
· TV-DVD
· Computador
· Data-show
· Cartazes
· Rádio e CDs.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua e processual, através do acompanhamento e observação das atividades realizadas por alunos e professores, focando a aprendizagem adquirida e a postura quanto a importância da leitura para a vida.

Um comentário:

  1. Parabenizo toda a equipe pelo interessante projeto!
    Sejam todos abençoados!

    ResponderExcluir